Volvo Ocean Race 2014 - 2015

Woah! Sou oficialmente uma voluntária da Volvo Ocean Race 2015! Passei por um dia de capacitação para o voluntariado na UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e aparentemente estou apta para trabalhar durante o Evento!


Estou tão empolgada com a perspectiva que quase todas as noites sonho que já estou participando (risos...), agora espero ser realmente útil e fazer jus às minhas expectativas... 


Apresento a seguir dados interessantes acerca do VOR, para aqueles que estão interessados em saber mais sobre o assunto e participar, claro!



O que é a Volvo Ocean Race?
É uma competição que acontece a cada três anos, quando corajosas equipes de velejadores utilizam a mais moderna e eficiente tecnologia para cruzar os oceanos dentro dos seus veleiros, desafiando a força e os perigos dos mares.



Volvo Ocean Race: A Fórmula 1 dos Mares
A nossa regata é como a Fórmula 1, cheia de adrenalina e velocidade, mas no lugar de carros, temos veleiros potentes que são verdadeiras máquinas para cruzar os oceanos, numa prova que dura cerca de nove meses.


Ao invés do asfalto, a corrida é em alto mar, o que dá ainda mais emoção à competição. Nos barcos da regata, a vela é o motor, é ela que dá velocidade para o veleiro.


Mas, como nas corridas de carro, onde o piloto é fundamental, nos veleiros a equipe tem que ser competente e estar muito unida para chegar em primeiro lugar.



Equipes participantes
- Team SCA - único barco formado apenas por mulheres! Aqueles que quiserem homenageá-las e torcer por elas, deve ir vestido com blusas/camisetas rosa para demonstrar publicamente seu apoio!


- Dongfeng Race Team


- Team Brunel


- Abu Dhabi Ocean Racing


- Team Alvimedica 


- Mapfre - único barco na competição que tem um brasileiro entre os competidores: André "Bochecha" Fonseca.


- Team Vestas Wind - barco que desistiu da competição.



Características do veleiro Volvo Ocean 65
O novo Volvo Ocean 65 incorpora uma série de inovações que, combinadas, fazem um barco que não é apenas rápido através da água, mas também estiloso e capaz de suportar as condições mais difíceis do planeta.


As diferenças de velocidade entre os barcos são menores do que antes, mas a velocidade na água vai ser tão rápida como sempre foi. O Volvo Ocean 65 vazio pesa cerca de 12.500 kg, o equivalente à edição especial de sete carros de corridas ou duas baleias orcas adultas.


Apesar de ser cinco pés mais curto do que na última competição, a Equipe Brunel conseguiu velejar 540 quilômetros no Oceano Atlântico, em 24 horas, em seu Volvo 65. Em comparação ao recorde mundial de 596,6 quilômetros estabelecido por um Volvo Open 70 em 2008, a diferença é mínima.



Rota
A VOR tem dez etapas oceânicas disputadas em dez portos de escala, em uma distância aproximada de 65.000 quilômetros (a distância entre Itajái/SC e o Rio de Janeiro/RJ é de 1.000 quilômetros).



Você sabia?
- Que a VOR não é um evento esportivo comum? Durante os nove meses a competição percorre dez países e seis continentes, num total de mais de 70.000 quilômetros.


- Todos os veleiros da VOR têm, além dos oito tripulantes, responsáveis pela condução do barco, mais um repórter de vídeo e foto, que registra tudo o que acontece, transmitindo a aventura ao vivo para todo o mundo.


- A altura máxima da onda registrada na edição anterior foi 16,3 metros pela equipe Camper durante a primeira etapa para a Cidade do Cabo. Esta altura equivale a um prédio de quase 7 andares.


- A temperatura mínima registrada no mar foi registrada na competição passada (2011-2012) pelo veleiro da equipe Camper, a caminho de Itajaí, de 5,3°C. E a temperatura máxima foi de 32°C a caminho de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.


- A equipe SCA é a primeira equipe só de mulheres em 10 anos de corrida. A última vez que uma equipe só de mulheres competiu foi em 2001-2002, quando Lisa Charles (agora Lisa McDonald) comandou Amer Sports.


Conclusão: Estamos na contagem regressiva para a chegada desses aventureiros a nossa cidade! Faltam 5 dias... 


P.S. Então, nos vemos lá!

Comentários

Postagens mais visitadas