Volvo XC90 T6
Há alguns anos, sempre que ouvíamos o nome Volvo, acredito que todos nós imediatamente pensávamos no conceito muito forte que a marca exercia no mercado acerca da excelência no quesito segurança. No entanto, durante a última década, pudemos acompanhar o rápido desenvolvimento pelo qual passou e como agora pode vangloriar-se de um novo conceito agregado aos seus modelos: a sofisticação.
Assim como foi comentado na postagem intitulada "Volvo Ocean Race 2015:12° Edição Stopover Itajaí" (21/03), estou mesmo atuando como voluntária no Evento. E apenas com a promessa de conhecer pessoas novas, comecei a dar a minha contribuição mais que especial à sociedade (risos...). Todavia, o que realmente importa é o fato de que, graças ao meu envolvimento com os bastidores, tive a oportunidade de entrevistar um profissional da Volvo, profundo conhecedor do universo automotivo, e principalmente do novo SUV Volvo XC90.
Por esse motivo, posso dizer que, o modelo em questão, é a mais perfeita representação de um utilitário esportivo premium extremamente sofisticado e deveras luxuoso. Segundo informações de Marino Palmquist, o XC90 pode ser considerado o modelo mais inovador lançado pela Volvo atualmente.
Baseado no conceito global XC Coupé Concept, visualmente o XC90 T6 é constituído por linhas robustas e arrojadas, que lhe conferem uma aparência bem diferente daquela encontrada no modelo 2002.Uma composição que agrega tanto elegância e dinamismo a sua forma quanto uma boa dose de agressividade.
No exterior, o design ousado se torna ainda mais realçado pelos faróis de LED, chamados de "Martelo de Thor" - com forte referências a mitologia escandinava -, devido ao formato horizontalizado do "T". Destaque também para a grade frontal retangular e as entradas de ar adornadas de frisos cromados.
Rodas de liga-leve aro 19, 21 e 22 polegadas - como eu sempre digo: quanto maior a roda, melhor! -, ainda mais porque o design da roda aro 22 é formada por seis raios duplos cheios de estilo e personalidade.
De acordo com minhas impressões, o interior é um espetáculo à parte. Idealizado para garantir o conforto, e acima de tudo, a segurança (como esperado), o XC90 apresenta uma gama de particularidades tecnológicas e de acabamento que é capaz de deixar qualquer aficionado por carros absolutamente eufórico e, ao mesmo tempo, extasiado.
Vale
ressaltar alguns detalhes mencionados por Palmquist, como o toque de
mestre de Thomas Ingenlath - vice-presidente de Design da Volvo Cars -
no primor do acabamento interno, com marcante
referência aos modelos de luxo Rolls-Royce Phantom e Bentley Continental GT.
A comodidade está constantemente aliada a praticidade, por isso há poucos botões aparentes no painel, dentre eles os três botões obrigatórios por lei e outros cinco.
Para compensar essa ausência, a tela touchscreen - localizada no painel, logo acima do console central - gerencia a maior parte das funções disponíveis, garantindo a centralização dos comandos e, sobretudo, a eficiência.
Ingenlath enfatiza o conceito, dizendo que "o novo interior é puro e organizado, que emana uma formalidade e segurança sofisticadas, da forma que os proprietários de SUV esperam. A simplicidade está em perfeita sintonia com nossa herança de design escandinavo. É amplo, com generosas superfícies, e nos dá a oportunidade de criar uma arquitetura interior moderna e luxuosa."
Ar-condicionado digital com quatro zonas de regulagem de temperatura, sendo que cada ocupante pode controlar a temperatura de forma independente; sistema de som da Bowers & Wilkins com 19 alto-falantes e 1.400 Watts, que garantem uma acústica perfeita como se uma banda particular estivesse dentro do automóvel; central multimídia com GPS, reconhecimento de voz, além de integração com o aplicativo Apple CarPlay, que coordena as funções do iPhone com o carro.
Atenção para a alavanca de câmbio com cristal da Orrefors - famosa marca sueca de cristais -, botões de partida e de controle de volume esculpidos artesanalmente. Já deu para perceber que exclusividade é palavra de ordem no Volvo XC90. Além disso, com o volumoso pacote de opcionais, ficou simples para qualquer proprietário ter um exemplar totalmente personalizado.
De acordo com Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars, " a nova plataforma SPA, que será usada nos próximos carros, nos permitiu reforçar a sensação de estar ao comando no volante, de espaço interno generoso e capacidade flexível, combinada com a agilidade e conforto de um carro muito menor e mais baixo. A sensação de adrenalina, chave para o prazer de dirigir é entregue pelas motorizações, que oferecem uma imbatível combinação entre potência e operação limpa."
Os bancos são revestidos por couro especial (raça de touros originários da Suécia), tratados de forma diferenciada para a não-utilização de produtos químicos, evitando alergias nos usuários. Detalhes em aço escovado polido no painel, console central e portas; opção de revestimento dos bancos em couro Alcantara ou Nappa. Há uma ampla gama de opções de cor externa e acabamento interno, como: Piano Black, Flame Burch e Walnut.
Capacidade máxima para sete pessoas, todas viajando com conforto - então, esqueça aquele velho conceito de espaço apertado e incômodo, porque isso não existe mais. Outra tecnologia que me deixou impressionada foi o City Safety, que garante uma ampla consciência sobre o entorno do veículo através da combinação de câmeras e infravermelho (câmera de visão noturna com identificação de pedestres, frenagem autônoma em baixas velocidades, reconhecimento de obstáculos e condições de trânsito).
Segundo Ingenlath, "a impressão geral, tanto do interior como do exterior, traz uma conexão forte com os elementos-chave do estilo de vida sueco: o espaço generoso, a iluminação natural e o foco no bem-estar". Podemos acreditar piamente em suas palavras, ainda mais porque ele parece ter sido modesto ao descrever o modelo.
Capacidade normal do porta-malas de 750 litros, podendo aumentar para 2.000 litros com o rebatimento da última fileira de bancos. Tração 4x4 e capacidade para deslocar carga de até 2,7 toneladas.
Equipados de motores quatro cilindros Drive-E, o XC90 terá duas opções movidas a diesel: o D4 e o D5; duas opções a gasolina: o T5 e o T6 (o modelo em foco). A configuração de motor T6 é um turbocompressor e supercharger capaz de gerar 320 cv de potência e 40 mkgf de torque máximo.
Há a possibilidade de uma versão híbrida tipo plug-in chamada T8, que combina um motor 2.0 a gasolina e um motor elétrico.
Câmbio automático e transmissão AWD de 8 velocidades Geartronic. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Emissão de CO² de 179 g/Km.
Segundo o entrevistado, Marino Palmquist, a Volvo oferecerá uma serie de estreia do XC90 chamada First Edition, na qual apenas 1927 unidades serão produzidas. A explicação para "1927" é que o número faz alusão ao ano da fundação da Volvo. Essa edição especial será exclusivamente vendida pela internet, a partir de 3 de setembro.
Conclusão: As primeiras unidades do utilitário estão previstas para chegar ao mercado nacional já no mês de julho, todavia, as vendas serão apenas a partir de setembro. Ainda não há confirmação quanto ao valor inicial da versão T6, mas estima-se em torno de R$ 350 mil.
P.S. Mais informações no site da Volvo http://www.volvocars.com/br/pages/default.aspx
Comentários
Postar um comentário