Volkswagen Hopi Concept

Para começarmos bem o mês, decidi fazer algo diferente. Estou cansada da mesmice e da rotina, então, hoje estou postando uma matéria sobre um conceito não-oficial da Volkswagen. Claro que poderia ser um conceito da marca alemã, mas infelizmente ainda não é - o que na minha humilde opinião, é um completo desperdício de ideia inovadora.



Volkswagen Hopi Concept. O nome Hopi foi inspirado em uma tribo indígena do noroeste do estado do Arizona (EUA). O designer Julian Vier primou por combinar o design de linhas arrojadas e o emprego de tecnologias, que além de agregar conceitos como beleza, também conciliou funcionalidade, eficiência e sobretudo, conforto ao usuário. 



Todos os detalhes, desde a carroceria até as tecnologias empregadas, foram pensados e avaliados tendo em vista a praticidade do dia-a-dia. Com seu visual arrojado e urbano - e compactamente sustentável - tem por objetivo primordial atrair e agradar ao público jovem, da faixa etária de 20 a 30 anos. Claro que bom gosto e consciência ecológica não tem nada a ver com idade cronológica, mas sim com educação e percepção da mente de cada um.



E falando nela... A sustentabilidade do Hopi está a cargo do sistema de quatro motores elétricos instalados em cada roda, respectivamente, alimentadas por baterias de lítio ar (desenvolvidas pela IBM), que são capazes de hospedar mais energia (dez vezes mais) do que baterias de lítio íon. Tornando-o um veículo totalmente zero emissões.



A partir de tomadas domésticas convencionais é possível recarregá-las, através de dois pontos de carga, localizados sob os símbolos da marca - uma em cada extremidade - na parte dianteira e traseira do veículo, utilizando-se do sistema de carregamento rápido. O Hopi dispõe também de sistema de regeneração, o qual recupera energia durante desacelerações e declives, armazenando-a na bateria.



Sua aparência é mais dinâmica devido as rodas que são completamente cobertas para evitar a turbulência do ar, onde também estão localizadas as luzes de direção. Diminutas câmeras substituem os retrovisores das portas dianteiras que desempenham a mesma função, ao enviar as respectivas imagens para duas telas de exibição no interior do veículo.



O design ousado do Hopi é constituído por linhas limpas, criando uma dianteira inteiramente nova e radical em suas dimensões: pára-brisa avançado, faróis de aparência agressiva, sem entradas de ar aparente, além de faróis de posição na coberturas das rodas dianteiras (em Led). Na parte traseira, conta com uma faixa que emoldura totalmente a retaguarda, formada por Leds vermelhos, integrando também as luzes de ré e de direção. 



As portas - com abertura vertical, tipo pivô rotativo - facilita a entrada e a saída dos ocupantes do automóvel, além de remeterem às portas de carros esportes de alto desempenho. O acesso ao porta-malas foi dividido em duas partes, sendo uma delas através do vidro superior e a outra, com duas opções de abertura: tampa abaixada ou tampa abaixada com gaveta, a fim de facilitar melhor acesso às bagagens e afins.



Conclusão: Para melhor compreensão da descrição pormenorizada feita acima, veja o vídeo produzido do conceito, no qual exemplifica todo o funcionamento e enfatiza o apelo estético que o Hopi transmite.



P.S. Para o VW Hopi Concept se tornar realidade, precisa-se apenas de três coisas fundamentais: incentivo, interesse e investimento por parte da indústria automotiva. Além de maiores oportunidades de atuação dos profissionais recém-formados. A única coisa de que precisamos é de uma oportunidade, porque talento, nós temos! 

Comentários

Postagens mais visitadas